Hoje de meio dia entrei no meu Facebook e vi que hoje era o Dia de Ler Tolkien.

ler-tolkien

De acordo com a página que eu vi, dia 25 de março foi escolhido pela TOLKIEN SOCIETY para ser um dia comemorativo onde os fãs das obras de Tolkien pudessem expor seus trechos favoritos. Pelo que informava lá também, essa data foi escolhida pois foi justamente dia 25/03 que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis.

Legal, não é?

Como o início da Quarta Era é uma data de muito significado no mundo do Tolkien, é uma maneira muito legal de comemorar. Então, como “reza” a data, vou colocar aqui meu trecho favorito.

Amo todos os livros do Tolkien. Os que eu li, os que eu ainda não li… com todos os detalhes, todos os personagens e tudo mesmo que se encontra naqueles livros, não tem como não se fascinar. Como eu preciso escolher só um pedacinho, vou escolher o que mais me chama atenção.

Sempre gostei de poesia, por isso Senhor dos Anéis me atraiu muito, principa lmente “A Sociedade do Anel”, que tinha muitas canções sobre o Condado e fatos daquela época. A que eu escolhi é uma passagem onde Gandalf fala de uma pessoa para Frodo, e essa tal pessoa ele iria encontrar no Pônei Saltitante e deveria prestar muita atenção. A poesia é a seguinte:

All that is gold does not glitter,
Not all those who wander are lost;
The old that is strong does not wither,
Deep roots are not reached by the frost.

From the ashes a fire shall be woken,
A light from the shadows shall spring;
Renewed shall be blade that was broken,
The crownless again shall be king.

Provavelmente não entenderam. Tolkien tinha uma mania de escrever seus livros com tradução duvidosa, para que cada um tentasse decifrar de alguma forma. O que eu entendi da tradução é o seguinte:

“Nem tudo o que fulgura é ouro
Nem todos os que vagueiam estão perdidos;
O velho que é forte não murcha,
Raízes profundas não são atingidos pela geada.

Das cinzas um fogo deve ser acordado,
A luz das sombras brotará;
Renovada será a lâmina que estava quebrado,
O sem coroa novamente será rei.”

Quando Frodo começou a prestar atenção, percebeu que um homem de aparência estranha estava sentado num canto escuro e estava escutando a conversa dos hobbits com muita atenção. Se vocês conhecem a história, devem saber que Aragorn é o Herdeiro do Trono de Gondor e estava se escondendo e escondendo sua verdadeira descendência. Ele se vestia como um Guardião, todo coberto. O que Aragorn usa para provar quem é, é sua espada que vai ser reforjada.

Gosto dessa passagem justamente pela frase que eu coloquei em negrito e que eu gostaria de tatuar.

Not all those who wander are lost

Que fica assim em élfico:

Eu gosto de perguntar as coisas, saber de tudo, ver tudo com meus próprios olhos. As vezes eu “finjo que eu não sei” para que me expliquem com mais detalhes de novo. Como eu gosto muito de viajar, nem todos que vagueiam (como eu) estão perdidos.

Mesmo confuso, espero que tenham gostado!
Meu lado tûk manda beijos!

Anúncios