Aplicativos para aprender idiomas normalmente são pagos, se são gratuitos são ruins ou vendem anúncios. Conversando com uma prima que residiu em Miami, descobri um app que era bem interativo, muito bom. Baixei no meu celular e constatei que, além de gratuito, ele não vende anúncios. Ele chama-se DuoLingo, e trabalha fala, audição, leitura e escrita.

duolingo

Ele não ensina em específico as regras do idioma, por exemplo: se o sujeito é “He, She ou It”, usa-se a letra “s” no final do verbo; ou como por que em inglês a frase é escrita “It rains” e não só “Rains” (Chove). Digamos que ele seria mais um “guia de sobrevivência”, apesar de não ensinar só o básico. Usa-se o aplicativo como se fossem provas, testes, são 20 questões pra responder em cada teste, traduzindo de um idioma pra outro, escrevendo o que escutou, falando o que ouviu. Além disso, treina vários tempos verbais, como o passado perfeito, o presente perfeito, e o presente. Pratica também situações e lugares, como medicina, eventos, animais, roupas e cores.

Dentre todas essas maravilhas, você pode escolher estudar:

– Do português para o espanhol ou inglês;

– Do francês para o inglês, espanhol ou italiano;

– Do inglês para o espanhol, francês, alemão, italiano, português, sueco, holandês, irlandês ou dinamarquês;

– Do alemão para o inglês ou francês;

– Do italiano para o inglês;

– Do espanhol para o inglês, francês, português, alemão ou italiano.

Tem muitos outros, mas sinceramente, nem sei o que está escrito! Foto pra vocês verem, não minto:

Montgem 2Montagem 01

Se souberem o que quer dizer esses idiomas com alfabeto diferente, escrevam nos comentários!

Você escolhe o curso, escolhe se quer começar do básico ou faz um teste de nivelamento, se já sabe alguma coisa do idioma. Ele te pergunta qual meta você quer ter por dia e você escolhe o mais aiviado, o médio ou o mais demorado. Se você passa cada teste sem perder vidas (ou seja, sem errar) você ganha uma moeda. Com essas moedas dá pra comprar a recarga de corações, trajes para o DuoLingo, o teste de “expressões e ditados” ou o teste de “cantadas”. Você também ganha moedas ao subir de nível.

Eu escolhi fazer o curso de inglês pra português, fiz o teste de nivelamento e passei muitos testes. Logo, consegui chegar no último tópico, que era “atributos”. Com as minhas moedas, comprei o teste de “expressões e ditados”, ainda posso comprar mais dois, mas estou juntando moedas. No final da “árvore de testes”, quando todos completos, apareceu-me uma coruja de ouro com um cachecol norte-americano. Há um teste só de reforço dos tópicos aprendidos, também composto por 20 questões, e você pode encontrar ali na parte que há o desenho de um peso, ao lado direito, na parte superior. Estou no nível 11 de “não sei quantos” do curso.

Montagem 03

Nova Imagem

Depois de completos todos os testes, é só continuar praticando, reforçando cada um. mas é como eu disse, ele é mais um “guia de sobrevivência” por não ensinar as regras do idioma, e sim só a parte de audição, fala, escrita e leitura, que já são grandes coisas!

Todas as fotos são do DuoLingo que eu uso, que é a versão para celular – o meu é android, mas deve pegar no iOS, Iphone e Windows Phone também. Mas tem direto online, você pode entrar no site e utilizá-lo normalmente.

E você, conhece mais algum aplicativo bom para aprender idiomas? Também usa o DuoLingo? Conte-me nos comentários, vamos compartilhar experiências!

Anúncios