Conceito de gentileza:

Gentileza é a qualidade do que gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.

Quem promove as boas ações tem o direito de ser considerado gentil. É de uma beleza imensa ver alguém tendo uma atitude bonita de forma voluntária, prova que existe educação nesse mundo. Educação vinda de pais, tios, parentes em geral, avós.

Na maioria das escolas, a gentileza é ensinada por meio dos direitos e deveres nos primeiros anos escolares. Para uma criança, as vezes é difícil entender que existem atitudes altruístas que podemos ter perante outras pessoas, ceder espaço no ônibus, cumprimentar, devolver o que foi perdido, sorrir, usar as formas mais formais para se dirigir à um idoso… crianças pensam no seu conforto primeiro. Com o tempo, conforme vão entendendo o que foi aprendido, elas começam a manter essas atitudes e descobrir que existe um brilho a mais no fato de ser gentil: ver a felicidade no rosto das pessoas. Esse é o agradecimento mais bonito que se pode receber.

Somente quem não cedeu espaço em um ônibus e em outra oportunidade precisou de um lugar e não teve, entende que muitas vezes atitudes pequenas fazem a diferença. Somente quem estava triste que entende que as vezes um sorriso de um desconhecido na rua ajuda mais que qualquer bem que você poderia receber.

nice

Ser “legal” primeiro e sem exigir nada em troca me lembra outra palavra: solidariedade. Gentileza e solidariedade para mim andam na mesma reta, os dois valores juntos dão um show a parte…

Em vários países existem famílias extremamente pobres, tão pobres que nem colchão no inverno (aquele inverno com neve no chão e telhados) tem. Equipes de pessoas solidárias arranjam mantimentos, produtos de higiene, brinquedos e vestuário para pessoas nessas condições e levam pessoalmente para ver se tudo chegou da forma correta. Trazem objetos, porém muito mais do que isto: trazem amor e esperança. Se você fosse pai ou mãe de uma criança nessas condições, você preferiria ver seu filho passando frio ou usaria nele uma roupa usada? É nesses campanhas de ajuda que eu vejo o amor e a verdadeira gentileza. Pessoas doam por que querem ajudar, não porque precisam disto… é a gentileza falando mais alto que o consumismo e aquela ideia de “eu tenho mais que você”.

É nos olhos dessas pessoas que eu imagino o quanto a gentileza nos faz melhores.

Mais verdadeiros;

Mais generosos;

Mais humanos,

Mais vivos.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Hello! cujo tema é “Gentileza”. Para próximo tema temos o assunto polêmico que é o “Preconceito”. Para mais informações, clique aqui.

Anúncios