Dia 13 de julho é considerado o dia do Rock e eu pensei em participar das homenagens. Sou gaúcha e não nego, por isso montei minha playlist cheia do que eu mais gosto do rock aqui da região. Daqui do Rio Grande do Sul sai muita música boa além da tradicionalista, por isso aí vai:

E para quem se interessou nas bandas…

Bidê ou Balde foi formada em 1998 na cidade de Porto Alegre e a cada vez que são perguntados sobre a inspiração do nome da banda, os “bidês” inventam uma nova resposta. A Bidê ou Balde é formada por Carlinhos Carneiro, Leandro Sá, Vivi Peçaibes e Rodrigo Pilla.

Engenheiros do Hawaii foi formada em 1984 na cidade de Porto Alegre por quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa. Alcançaram popularidade com suas canções irônicas e críticas. Antes de chegarem à sua formação atual, a banda passou por algumas mudanças de formação, sendo Gessinger o último integrante da formação original a permanecer na banda até a “pausa” ocorrida em 2008.

Nenhum de Nós foi fundada em 1986 na cidade de Porto Alegre. A banda é formada atualmente por Thedy Corrêa no Vocal, Violão e Harmônica, Veco Marques na Guitarra Solo, Carlos Stein na Guitarra Base, Sady Homrich na Bateria e João Vicenti nos Teclados e Acordeon. A história é bem interessante:  Sady Homrich e Carlos Stein se conheceram nos tempos da primeira série escolar, mais tarde, na 5º série, conhecem Thedy Corrêa. Na faculdade, Stein foi um dos fundadores do grupo Engenheiros do Hawaii. Depois de dois shows, saiu para formar o Nenhum de Nós com Corrêa e Homrich.

Graforréia Xilarmônica, como as outras bandas citadas acima, também foi fundada em Porto Alegre. Foi formada em 1987, inspirada na Jovem Guarda e nos grupos estrangeiros dos anos 60. A banda criou um som bem humorado, divertido e despreocupado, com alguns toques de música nativista. Os integrantes são Frank Jorge, Carlo Pianta, Alexandre Birck e Marcelo Birck.

Reação em Cadeia é uma banda formada em 1996, na cidade de Novo Hamburgo. Foi fundada por Jonathan Corrêa (voz e violão), Daniel Jeffman (guitarra), Marcio Abreu (baixo) e Nico Ventre(bateria). No Rio Grande do Sul e mesmo no Brasil, a banda é um fenômeno por uma simples razão: não há similares para o som que fazem, nem em Porto Alegre. Contemporânea do estilo pós-grunge, do qual Creed, Nickelback e The Calling são grandes nomes, a Reação em Cadeia é representante original desta cena no Brasil.

E aí, gostaram? Qual é a banda favorita do estado ou país de vocês?

Anúncios