Dia do Rock (Gaúcho)

Dia 13 de julho é considerado o dia do Rock e eu pensei em participar das homenagens. Sou gaúcha e não nego, por isso montei minha playlist cheia do que eu mais gosto do rock aqui da região. Daqui do Rio Grande do Sul sai muita música boa além da tradicionalista, por isso aí vai:

E para quem se interessou nas bandas…

Bidê ou Balde foi formada em 1998 na cidade de Porto Alegre e a cada vez que são perguntados sobre a inspiração do nome da banda, os “bidês” inventam uma nova resposta. A Bidê ou Balde é formada por Carlinhos Carneiro, Leandro Sá, Vivi Peçaibes e Rodrigo Pilla.

Engenheiros do Hawaii foi formada em 1984 na cidade de Porto Alegre por quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa. Alcançaram popularidade com suas canções irônicas e críticas. Antes de chegarem à sua formação atual, a banda passou por algumas mudanças de formação, sendo Gessinger o último integrante da formação original a permanecer na banda até a “pausa” ocorrida em 2008.

Nenhum de Nós foi fundada em 1986 na cidade de Porto Alegre. A banda é formada atualmente por Thedy Corrêa no Vocal, Violão e Harmônica, Veco Marques na Guitarra Solo, Carlos Stein na Guitarra Base, Sady Homrich na Bateria e João Vicenti nos Teclados e Acordeon. A história é bem interessante:  Sady Homrich e Carlos Stein se conheceram nos tempos da primeira série escolar, mais tarde, na 5º série, conhecem Thedy Corrêa. Na faculdade, Stein foi um dos fundadores do grupo Engenheiros do Hawaii. Depois de dois shows, saiu para formar o Nenhum de Nós com Corrêa e Homrich.

Graforréia Xilarmônica, como as outras bandas citadas acima, também foi fundada em Porto Alegre. Foi formada em 1987, inspirada na Jovem Guarda e nos grupos estrangeiros dos anos 60. A banda criou um som bem humorado, divertido e despreocupado, com alguns toques de música nativista. Os integrantes são Frank Jorge, Carlo Pianta, Alexandre Birck e Marcelo Birck.

Reação em Cadeia é uma banda formada em 1996, na cidade de Novo Hamburgo. Foi fundada por Jonathan Corrêa (voz e violão), Daniel Jeffman (guitarra), Marcio Abreu (baixo) e Nico Ventre(bateria). No Rio Grande do Sul e mesmo no Brasil, a banda é um fenômeno por uma simples razão: não há similares para o som que fazem, nem em Porto Alegre. Contemporânea do estilo pós-grunge, do qual Creed, Nickelback e The Calling são grandes nomes, a Reação em Cadeia é representante original desta cena no Brasil.

E aí, gostaram? Qual é a banda favorita do estado ou país de vocês?

Anúncios

14 pensamentos

  1. Amei sua Play, amo O engenheiros e o Nenhum de nós é de longe uma das minhas bandas favoritas, sou louca para ver, todas as outras eu conheço, mas não ouço com frequência (meu marido é mega fã haha e escuto quando ele escuta) Ouço muitas bandas gaúchas e para mim é a uma das regiões que mais oferece música de qualidade, amo incondicionalmente o Tópaz ❤ e curto muito o som do Vera Loca já ia me esquecendo que Acusticos e Valvulados embalam meus fins de tarde hahaha.
    Beijos linda ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. É tanta banda gostosa de escutar que o coração chega a ficar quentinho… Hoje revendo seu comentário eu notei quanta música legal eu acabei esquecendo de colocar aí, acho que posso guardar a ideia para uma outra oportunidade.
      Adorei teu comentário! Beijos

      Curtir

    1. Engenheiros marcou uma época e é gostoso de escutar até hoje! Bate uma nostalgia escutar aquela sonzeira…
      Depois de anos vi teu comentário e é tão bacana ver a antiga interação!
      Muito obrigada pela passadinha aqui!
      Beijo

      Curtir

  2. Dia mundial do Rock ❤
    Engenheiros e Nenhum de Nós são clássicos, né! Já fui no show dos dois. Bidê ou Balde eu já conhecia umas músicas também, agora esse Graforréia Xilarmônica ainda quero ouvir pra ver qualé! Nós do sul temos um bom gosto pra música que nunca vi!
    Rock é muito amor mesmo.
    Adorei o post!
    Beijão!

    Bia
    Blog Since85

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esse sábado terá Show do Nenhum de Nós e semana passada fui ao show do Vera Loca, é tão bom voltar pro RS e ver que aqui o pessoal ainda valoriza a música de qualidade… Adoro o som do Engenheiros também!
      Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

        1. Eu gosto da maneira que eles lançam suas músicas, tem várias com críticas a sociedade, política, tem a linguagem tradicional daqui do RS, um som bom de escutar. Já conheci várias bandas que não são daqui com uma qualidade super boa, porém perderam sua personalidade quando trocaram seu estilo por algo mais pop e comercial. Tenho orgulho do que sai daqui, por isso o post voltado nesse segmento.
          Obrigada pela visita! Beijos.

          Curtir

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s