Natal é uma época mágica em praticamente cada canto do mundo. Em alguns lugares a preparação é menor, mas em alguns países as pessoas levam a data bem a sério. Na Alemanha, não seria diferente. Aqui eles tem várias tradições especiais, entre elas as bolachinhas de Natal: Plätzchen.

De acordo com o que me disseram, o Natal aqui tem gosto de canela, cravo e baunilha, isso sem contar as nozes… Quero com esta postagem explicar um pouco sobre as receitinhas e mostrar que elas são bem fáceis de fazer, até os nomes não são tão difíceis de pronunciar…

Spritzgebäck

Este tipo é um dos mais conhecidos por aqui e um dos que a maioria mais gosta. No Brasil também fazem umas bolachinhas com um gosto semelhante, porém esse tem o formato diferente. Minha família faz essa bolachinha com formato de algumas letras, porém a maioria faz círculos de vários tamanhos ou em “S”. É assada em 180°, 12 minutos e o nome se pronuncia : x-prits-ge-bék

200 g Margarina/manteiga
100 g Açúcar de confeiteiro
2 pacotinhos Baunilha
3 Gemas de ovo (médios)
1 col de sopa Suco de limão
300 g Farinha

spritzgebaeck-divergenciasvitais3 spritzgebaeck-divergenciasvitais4 spritzgebaeck-divergenciasvitais1 spritzgebaeck-divergenciasvitais2

Nußecken

Massa:

225 g Farinha
1 colher de chá Fermento
100 g Zucker
1 Pck. Açúcar de baunilha
1 Ovo médio
1 EL Água
100 g Manteiga ou margarina mole

Recheio:

150 g Manteiga/margarina
150 g Açúcar
2 pacotinhos (20g) Açúcar de baunilha
3 colheres de sopa Água
100 g Avelã
200 g Avelã em pedacinhos
3 colheres de sopa Geleia de damasco ou pêssego

Cobertura:

Chocolate aquecido em banho-maria.

Primeiro a massa deve ser amassada e depois esticada em cima de uma forma com papel alumínio por baixo. Acima da massa vem a geleia e a massa de nozes. A forma deve vir ao forno em 160° por +/- 25 min. Fizemos esse, mas até eu chegar neles para tirar fotos já tinham comido tudo…

rezept-nusseckenFonte: Dr. Oetker oetker.de

Spitzbuben

375 g Farinha
1 colher de chá Fermento
200 g Açúcar
1 pacotinho Açúcar de baunilha
1 pitada Sal
250 g Manteiga ou margarina
125 g Amêndoa moída

Essa, como as outras, também é uma massa dessas de amassar bastante com a mão. Quando a massa está pronta é só espetar com as formas de estrela (uma estrela deve ser completa e uma com uma estrelinha no meio) e assar em 180° por 10 minutinhos. Após de prontas, é só colocar alguma geleia vermelha no meio e juntar duas estrelas com formatos diferentes. Por cima, açúcar de confeiteiro para dar um charme a parte. Fácil fácil e rende umas 50 bolachinhas.

spitzbuben-divergenciasvitais5 spitzbuben-divergenciasvitais1 spitzbuben-divergenciasvitais2 spitzbuben-divergenciasvitais3 spitzbuben-divergenciasvitais4

O que acharam? Onde você mora também é tradição fazer alguma coisa especial na data? Claro, também aproveito esta postagem para desejar um ótimo e abençoado Natal (mesmo para aqueles que não gostam muito da data) para todo e toda leitora que por aqui me acompanha! Obrigada por todos os comentários, elogios e companheirismo… vocês são meu maior presente!!

Fröhliche Weihnacht!

Anúncios