Existem coisas que só se aprende quando criança. Se naquela época tu não conseguistes entender, dificilmente na vida adulta levará na prática. Aquela coisa pequena das palavrinhas mágicas, o olhar sorridente, os cumprimentos e saudações para pessoas idosas, a educação toda em si, são coisas que fazem muita falta.

Lembro de quando eu tinha 7/8 anos. Era um dos primeiros anos escolares e nós tivemos uma aula que me marcou. A professora trouxe várias folhas para a turma e conforme coloríamos, ela ia nos explicando algo interessante que eram os direitos e deveres – tanto na escola, quanto em casa, com os pais, comunidade, vizinhos, no ônibus – nós como crianças nunca tínhamos notado o quanto isso era importante.

Chegou a Feira de Ciências da Escola… nós como turma inicial não tínhamos o que explicar, então usamos o assunto “Direitos e Deveres no Cotidiano” para nossa apresentação. Ao lado de outras turmas falando de órgãos, remédios, genética, poluição da água, reciclagem, estávamos nós… os pequenos falando sobre educação. Chegou o fim da Feira, qual será que foi a turma que mais chamou a atenção de todos os presentes? Nós.

Montamos o equivalente a um ônibus e conforme gestantes e idosos entravam, cedíamos o lugar com um sorriso. Alguém deixava algo cair sem querer, nós prontamente ajuntávamos e dizíamos “Oi, Senhor (a)! Algo caiu da sua bolsa/sacola. Tenha um bom dia!”. Alguém era empurrado sem querer, o culpado se virava e dizia “Desculpa amigo, eu não queria fazer isso!”. E assim ia adiante.

O que fez muitas dessas crianças esquecerem disso no futuro?

Atualmente eu penso que tudo é questão de prática. Se levamos os ensinamentos para a vida e mantemos isso no dia-a-dia, eles permanecem firmes e fortes como sempre foram. O que é errado é errado, não importa em qual situação… O certo também é certo, mesmo se nem todos coloquem em prática.

Outra lição que eu aprendi na infância foi: nunca faça para os outros o que você não quer que façam para você. Se não quer que mintam, não minta primeiro. Se não quer desrespeito, comece sendo gentil e merecedor de todo respeito que vier….

Quando que a mudança se fez necessária? Ela se faz sempre! Sempre que nos sentimos tristes, errados, quando nada faz sentido, quando a vontade de ser melhor vence a preguiça. Somos seres que evoluem e por isso necessitam de mudança constante! Cada dia é o dia D de melhorar, podemos fazer de cada dia um dia lindo. Dia D, deslumbrante!

blogagem-coletiva-eanbs

Anúncios