Meu emprego e uns significados

er·go·te·ra·pi·a
(ergo- + terapia)

substantivo feminino

[Medicina]  Processo terapêutico utilizado para reabilitação ou tratamento de doenças mentais e que consiste em ocupar o doente, geralmente com trabalhos manuais ou físicos.

Quando me pedem a respeito do que eu estou fazendo aqui na Alemanha desde setembro de 2015, sempre digo que estou trabalhando na Ergoterapia de um Asilo.

Ergo o quê?
Ergoterapia.
Mas o que é isso?

Sempre assim.

Pelo dicionário, significa o que está escrito aí em cima. A realidade, porém, é bem mais fascinante. Nos primeiros dias em que eu comecei a trabalhar, achei que os idosos não conseguiam fazer mais nada com maestria – muito porque muitos estão debilitados e com certa dificuldade em movimentar os braços… mas me enganei!

Onde eu trabalho temos um certo plano de atividades diárias. Segundas é o dia de jogos, terça o dia do artesanato, quarta-feira é o dia de caminhada e de cozinhar algo, quinta-feira o dia de assar bolos/tortas e sexta-feira o dia de rezar e descansar. Parece complexo, mas é muito interessante.

No dia dos jogos eles vem e prestam muita atenção, de piadas em piadas eles jogam certinho e gravam tudo na memória ainda. É lindo ver o quanto a mente da gente é tão sábia… No dia do artesanato e atividades manuais, eles dão um baile! Sabem como utilizar pincéis, tesouras, tintas e técnicas de forma surpreendente. E assar? Cada mulher sabe as receitas de antigamente de cor e ainda reconhecem o gosto e a qualidade dos produtos usados. Homens sabem a respeito de máquinas, utensílios, instrumentos musicais… e se sentem muito prestativos quando conseguem opinar e ajudar em algo. As caminhadas eu adoro participar, é bacana ver como eles comparam como a cidade é agora e como era na época em que eles eram jovens e pobres por causa do pós-guerra. Eram pobres, mas se divertiam mais do que a nossa geração, mesmo com poucas coisas!

É ajudando que eu me ajudo.
Ergoterapia. Um começo aos olhos, para sentir no coração.

  • Imagem retirada do Google
Anúncios

7 pensamentos

    1. No final de agosto meu contrato naquele asilo acaba Lis 😦 Visitar, você poderá quando eu for novamente lá e você estiver por aqui… é um lugar muito interessante, mesmo que muitos considerem um lugar triste.
      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Adorei o post. Estou começando a participar de um grupo que visita um asilo, em Guarapari ES. Quero ajudá-los mais do que propuseram levando amor, fazendo esta visita. Se tiver dicas pra me ajudar. Obrigada e Parabéns pelo post!

    Curtir

    1. Com idosos o amor se envolve instantaneamente Ju! Nao tem segredos, mas sim respeito. Para interagir mais, é sempre bacana conhecer eles como pessoas: entender como foi a evolução deles, a importância da família, o tipo de dificuldade que eles enfrentaram e o que eles enfrentam agora… assim você vai se tornando aos poucos mais do que só uma visita – uma amiga da própria pessoa.
      Outra coisa é entender que muitos nao conhecem muita coisa como tecnologia de celulares e internet (entao é sempre bom deixar isso de lado para nao interromper a conversa)
      Espero ter ajudado 😀
      Abração e boa sorte! Muito linda sua atitude!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Que lindo, Bruna! Tão bom trabalhar com algo que dê prazer, que te faça sentir útil.
    Eu particularmente amo velhinhos, eles tem tanto a nos ensinar e são tão pouco ouvidos.
    Parabéns, de coração. É um trabalho nobre, e pela pessoa que és, tenho certeza que tu deve dar uma atenção e um carinho fora do comum pra eles.

    Um beijo grande, saudades de passar aqui.

    Curtir

  3. Que lindo seu trabalho Bru.
    Sempre digo que um trabalho de verdade, é aquele em que podemos ajudar ao outro, contribuir para a sociedade de alguma maneira, e você, com certeza, tem feito isso! 🙂
    Tenho muita vontade de trabalhar com algo desse tipo, penso seriamente em fazer uma faculdade tipo serviço social, para poder fazer algo para ajudar os que precisam.
    Adorei teu post! Me deu uma luz acerca do que quero pra mim!
    Xero grande!!!

    Curtir

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s