Alguns anos atrás, apareceram de surpresa um casal de cegonhas na cidade de Ochsenhausen (onde eu trabalho) e construíram um ninho em cima de uma chaminé. Aos poucos, isso se tornou atração… todos queriam saber o que estava acontecendo, se eles já tinham filhotes, quantos e até quando eles ficariam no ninho. A comunidade aceitou as aves com muito carinho e cuidado, tanto que até colocaram uma pulseira de identificação no casal para cuidarem deles de melhor forma.

Um problema foi que a mulher proprietária da casa teve que começar a fazer fogo durante o inverno em que as aves tinham ido e por causa disso tiveram que transportar o ninho para outro lugar. O lugar escolhido foi o telhado da prefeitura, em um lugar onde a cidade teria mais visibilidade de tudo o que iria acontecer futuramente. A questão somente era: será que as cegonhas aceitariam o novo lar?

No ano seguinte as aves voltaram, porém o macho voltou com outra fêmea para colocar seus ovos. A paz estava de volta na cidade depois de tanta espera e ansiosidade.

Todos os anos, a história volta a se repetir.

Esse ano, as cegonhas vieram algumas semanas antes (surpreendendo assim muita gente). Colocaram os ovos antes, os filhotes nasceram e também veio a chuva. As cidades de Biberach an der Riss e Schemmerhofen (que também tinham cegonhas em alguma parte da cidade) perderam os filhotes em função do frio e umidade, sendo que os de Ochsenhausen sobreviveram por serem maiores e mais fortes para situações como essa.

(Para quem se interessar, esse foi o resultado da chuva que matou as outras cegonhas – vídeo no link)

No dia 15.06 eu tive a oportunidade de fotografar o ninho em um dia de sol. Por pura sorte, acabei encontrando a mãe com seus 3 filhotinhos no ninho. De 4 filhotes, 3 sobreviveram.

 DSCN3656DSCN3659

O que vocês acharam? A cidade onde vocês vivem ou moram também tem uma curiosidade assim? Um bicho que do nada se tornou famoso? Me conte o que achou 😀

Auf Wiedersehen! Até a próxima!

Anúncios