Oktoberfest 2016

Muitos quando pensam na Alemanha lembram logo de cerveja boa e aquela roupa típica. Hoje, para fazer um post bem clichê, pensei em escrever sobre o que une os dois itens em festa: a Oktoberfest de Munique (München).

Na fase em que eu estava começando com o blog, eu, Bruna, era colaboradora do blog Ponto de Desencontros e lá eu fazia várias postagens a respeito das curiosidades daqui. Como aquele blog não existe mais, pensei em passar um resumão rápido a respeito.

Em 12 de outubro de 181o, o Príncipe Luís da Baviera se casou com a Princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen. Um militar então teve a ideia de comemorar o tal casamento com uma corrida de cavalos e essa ideia foi indo até chegar ao Rei, que logo aceitou e adorou o que o militar tinha em mente. Cinco dias depois do casamento, foi então sediada a tal corrida nos campos em frente à entrada da cidade. Claro, o campo tinha que ser “nomeado” de alguma forma (ainda mais por ter uma comemoração desse porte em cima) e então chamaram ele de “Theresienwiese” (gramado de Teresa) em homenagem à noiva.

No ano seguinte a corrida foi organizada novamente e a partir dos anos o povo de Munique tomou as rédeas da festa e ela foi crescendo e também se tornando famosa pela cerveja que lá era vendida. A corrida dos cavalos foi deixada de lado, porém o lance com a cerveja, não.

Atualmente, mais de 200 anos depois, são muitas as marcas que expõem na festa. Como exemplo, uma imagem que eu encontrei na internet:

bierzeltemuenchen2016
Cada telhadinho azul é uma cervejaria diferente e o U é a indicação de metrô mais próximo.

Em 2014 (o ano que eu estava de Au-Pair), fui com amigas me aventurar pela cidade e passamos por todas as cervejarias para ver se notávamos alguma diferença na aparência dos pavilhões. É como se a pessoa entrasse em um mundo diferente, é extremamente divertido! Depois da “ronda”, acabamos parando no “Winzerer Fähndl“, pavilhão da cervejaria Paulaner e bebemos lá uma cerveja.

wiesn2014

Este ano, levei minha mãe para conhecer um pouco e ela se encantou com a quantidade de pessoas que vão. São pessoas de nacionalidades variadas, mas que vão para um local como esse na esperança de divertimento ou porre. Lá, a única distinção é de quem é do estado da Bavária e quem não é, fora isso todo mundo é igual. É interessante, divertido e bacana para quem gosta de estar no meio do povo. Esse ano foi o que menos teve visitantes, mas mesmo assim o “Theresienwiese” estava cheio. Os ataques terroristas assustaram muitas pessoas nesses últimos meses.

wiesn2016
Reparem que o fundo é o mesmo em ambas as fotos. Prost!
wiesn2016-2
Os brinquedos são o hit da festa depois da cerveja. Pais que vem com os filhos tem a tendência de gastar muito dinheiro…

wiesn2016-3

wiesn2016-4
O pavilhão da cervejaria Paulaner. A cerveja lá dentro custava 10,60 euros, mais a gorjeta que as pessoas dão. Se for comprar em supermercado, custa 1,45 (+/-) o litro.
wiesn2016
“Lá dá pra ir quando se precisa”, uma estátua criativa para banheiro.

Bom, o detalhe que sempre vem a calhar nessa época: como amarra o avental no vestido típico?

  • O nó na frente e do lado esquerdo significa que você está solteira;
  • O nó do lado direito, que você é casada;
  • O nó atrás e no meio, que você trabalha na festa ou é viúva e
  • O nó na frente e no meio, que você é virgem e/ou não está na idade de querer algo.

Espero que tenha sido esclarecedor! Caso alguém tenha tido uma experiência parecida, não se acanhe e me escreva 😀 Fico feliz com todo e qualquer comentário!

Beijão do tamanho da Oktober e “Auf Wiedersehen“!

Anúncios

14 pensamentos

  1. Uma colega de trabalho foi passar as férias na Europa e esteve na Oktober Fest desse ano. Adorei saber sobre a origem da festa e não fazia ideia do código do nó no avental rs E suas fotos estão lindas, acho uma graça esse figurino típico! ❤
    Beijos!!

    Curtir

  2. Que interessante! Acho fascinante conhecer minuscias de outras culturas. Adoro tradições, muito legal mesmo. É gostei da curiosidade do detalhe de como amarrar o nó do avental rsrsrs bem legal, tu já registra tua mensagem e não precisa dizer nada haha bjsss

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu pensava que a Oktober era só sobre cerveja, amei que tem também parque de diversão! Não sou a maior fã de cerveja, mas acho essa roupinha típica tãooo linda!!! E nossa, nunca iria imaginar isso dos nós no avental, hahaha! E os homens realmente olham pra isso? 😛
    Gostei muito de saber também da história, bem interessante! Nunca iria imaginar que tinha começado com corrida de cavalos hahaha

    Beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. É tão fofo ver as crianças por lá se divertindo ❤ O caso do avental funciona mesmo, digamos que seja a segunda coisa que olham depois dos seios (que ficam em destaque) hahahaha
      O caso do respeito é bem diferente, demora para acostumar. No Brasil muitas vezes eu sentia a sensação de ser inferior, mas aqui se sente bem menos "medo/receio" de ser mulher. Tudo mais tranquilo, os homens valorizam bem mais outras coisas do que a aparência física.
      Eu já pesquisei bastante a respeito da história de Reis e Rainhas da Bavária, mas antes de montar esse resuminho eu também não tinha noção do quanto esse tema influenciou na festa.
      Super obrigada pela visitinha!
      Beijão!

      Curtir

        1. Que bacana! Eu queria ter ido para Stuttgart esse ano, mas no fim o trem me levou até München de novo hahaha Dos brinquedos, o único que eu fui é a Roda Gigante 😀
          Sobre os brinquedos, como são os outros?
          Beijo!

          Curtir

    1. A Oktober é mais mais que a cerveja Pri, tem toda a questão da tradição, música, diversão e vale mesmo a pena ver de perto. Essa do avental descobri uns dias antes de ir a primeira vez, é curioso que até nisso pensam. A maioria dos alemães (mesmo bêbados) respeitam a regra do nó, isso evita muito xaveco desnecessário e até aquela perseguição. Povos diferentes, culturas diferentes, não é?
      Beijão e obrigada pela visita!

      Curtido por 1 pessoa

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s