Tradições do Advento/Natal alemão

Olá pessoal!

Carnaval acabou de passar, logo vem a Páscoa e aqui no Divergências Vitais vai entrar um clima totalmente diferente: Natal! Não pensem que estou maluca, mas o acaso me fez atrasar essa postagem até agora. Antes tarde, do que nunca. Não é?

Vamos lá.

Como eu já havia comentado a respeito, as bolachinhas/biscoitinhos de Natal são muito famosas nessa época. Mas claro, essas delícias não são a única tradição nessa época tão bonita. Com este post quero mostrar mais algumas, que não perdem na beleza e sutileza.

Adventskranz

Adventskranz nada mais é do que uma guirlanda com 4 velas. Cada vela representa um domingo do Advento. Dessa forma dá para começar a ir fazendo a contagem regressiva de semanas para as festividades. As velas costumam ser sempre da mesma cor, podendo também serem coloridas. Tudo isso vai de acordo com a pessoa e o que ela gosta. Tudo o que o brasileiro costuma ter de colorido, por aqui é uma cor só. Alemães são assim…

Adventskalender

Este é um dos meus favoritos, mesmo que eu nem coma tanto chocolate. Este item consiste em uma caixinha (ou saquinhos em um pequeno varal) com 24 presentinhos. No 1º dia de dezembro as pessoas podem retirar o primeiro presente, assim seguindo até chegar no último, que o Natal. Normalmente costuma ser 1 chocolate por dia, mas podendo variar de acordo com a marca ou se a produção for manual mesmo.

Adventsweg

Deste item eu não consegui imagens, mas esta tradição consiste em velas pequenas que fazem parte de um caminho. As 4 velas do Adventskranz ficam em cima de uma mesa, e entre as velas estão também velas menores (uma para cada dia restante). Ao invés de comer algum chocolate, as pessoas acendem velas no lugar. Bacana, não é?

Weihnachtswichteln

O nome pode parecer complicado, mas na verdade isso nada mais é do que o nosso tão conhecido amigo secreto. Esse jogo que tantas vezes gera discórdia no Brasil, aqui tem uma forma diferente de se jogar. Os valores daqui costumam rondar de 5 a 10 euros e os presentes dados são menores. As vezes todos compram um presente “unisex” e o sorteiam na hora mesmo. Não tem de longe tanto stress como no Brasil…

Uma variação do jogo é o sorteio de coisas usadas/objetos que temos em casa e não usamos mais. Essa variação eu considero muito bacana pois uma coisa que para mim não é legal, pode ser interessante para outra pessoa… e vice-versa.

Mesmo sendo tarde para esse assunto, o que acharam dessas tradições? Conhecem mais alguma que seja parecida ou bacana de incrementar no final de ano?

Abraços e auf Wiedersehen!

Anúncios

4 pensamentos

    1. Fico muito contente que tenhas gostado 😀
      Sobre o amigo secreto, também adorei o daqui. Da última vez eu participei, ganhei uma forma de bolo pequena e para mini tortinhas ela é perfeita.
      Aqui o Natal todo é com calma, sem nenhum stress que não seja a comida do dia hahaha
      Abraço!

      Curtir

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s