Leituras do 1° trimestre #Desafio1LivroPorMês

Olá!

O ano de 2019 passou voando e só em outubro (quando fiquei desempregada) que vi que ainda não tinha lido nenhum livro. Eu, Bruna, sempre gostei de ler, por isso que fiquei tão surpresa e desapontada comigo. Tiveram vários motivos que me fizeram não me esforçar tanto na leitura, até que eu me peguei pensando em gerenciamento do tempo e reflexões bem sérias de “o que eu ando fazendo na internet?”, “quais são meus propósitos?”, “qual o motivo de nem um curso eu conseguir fazer?”… enfim, tudo isso me fez ver que quando viesse 2020, eu teria que me programar diferente.

Foi então que eu vi a proposta da TAG que é o #Desafio1LivroPorMês. Logo gostei e pensei adaptar isso a minha realidade… já que não está sobrando tanta verba pra comprar as caixas maravilhosas que eles disponibilizam.

Vamos lá então:

Janeiro – Einigkeit, Unrecht und Freiheit (livro I)

einigkeit-unrecht-und-freiheit

 

Se não me engano, já tenho este livro na estante desde 2016 e entre várias pausas, finalmente consegui chegar no final. Quando comprei ainda estava na Alemanha e a história se passa na região onde eu morava, o que era super interessante para mim. Eu passava diariamente pelos lugares descritos no livro e MUITA coisa ainda permanecia igual.
O livro é uma biografia-histórica de Franz Fricker, que era um homem corajoso e muito esforçado que teve uma história de vida marcante. Nascido em uma fazenda na região sul da Alemanha, ele foi estudante, motorista de caminhão de cerveja, ferroviário, soldado, noivo, enfermeiro de guerra, cozinheiro, açougueiro, marido, reservista, pai, avô…

Esse livro é o primeiro de uma sequência de mais dois, que quando eu conseguir, quero ler também. Livros como esse são ótimos para ver o outro lado de acontecimentos históricos.

Fevereiro – Feminismo para os 99%: um manifesto

feminismo-para-os-99QUE LIVRO!

Abriu meus olhos perante muitas coisas que eu ainda não tinha sido confrontada e me mostrou que várias coisas que eu imaginava sobre feminismo tem nome e explicações/argumentos muito consistentes. Fiquei muito feliz com a compra e já prometi emprestar ele para amigas próximas que se interessam pelo assunto.

A escrita de Cinzia Arruzza, Heci Regina Candiani e Nancy Fraser é muito coerente e o manifesto tem poder.

 

Março – A bruxa não vai para a fogueira nesse livro

a-bruxa-nao-vai-para-a-fogueira-nesse-livro

Um livro fino, esteticamente lindo e forte nas imagens e em todas as linhas… Acho que força é a palavra que mais pode descrever esse livro. Cada vez que eu lia algo que tinha a ver com situações que já aconteceram comigo, vinha uma mensagem de apoio me mostrando que eu não estou sozinha e que eu carrego sim a força de todas as mulheres que tiveram que morrer para que hoje minha voz fosse ouvida.

Como também está escrito no livro, nele não há bruxas, não há caça as bruxas e não há fogueiras, é somente uma história simples de mulheres que lutam contra a estrutura criada por homens (que permaneceu por mais tempo que deveria). É uma leitura muito válida!

leituras-do-primeiro-trimestre1

A sensação que eu tive depois de ler esses livros foi de alívio, pois foi muito gostoso ver que o prazer da leitura ainda estava intacto. Li sabendo sempre que tinha um mês de tempo para terminar a leitura, então não me fiz nenhuma pressão a respeito de não conseguir ou me entediar com o livro. Foram leituras leves, apesar de terem sido assuntos fortes. Cada um deles foi trazendo de volta para mim um pedacinho que eu tinha perdido, então… para quem gosta e não consegue mais ter essa vontade, indico esse desafio com todo meu coração.

1 livro por mês é uma meta bem possível! ❤

Abraços!!

2 pensamentos

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s