Como vão vocês? Hoje pensei em vir com um conteúdo que vai render muito aqui no blog e que tem um espaço imenso dentro do meu coração: cuidado com o meio ambiente e consciência na hora de investir em produtos.
Pode parecer um tema muito pesado, mas é bem importante tocarmos nele, ainda mais por estarmos em casa e termos tempo de vermos tudo o que temos e na verdade não precisamos ou não nos serve mais.
Bom, o que é consumo responsável?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, ele é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta, um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. […]
De acordo com o artigo que eu consultei, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.
O ideal é se fazer essas perguntas e realmente refletir sobre. Ao ter consciência desses impactos, podemos maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos.
consumidor consciente/responsável é, resumidamente, aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade na qual vive e também a geração futura, para que todos tenham qualidade de vida. Ele sabe que sua atitude pode transformar e ser exemplo para outros. Além de ter uma escolha muito assertiva, esse é seu modo de vida.
Ser responsável na hora de investir em algo é mais do que somente a escolha correta de roupas em uma loja e o descarte desses materiais, o consumo responsável também envolve:
como aproveitar ao máximo os alimentos e evitar o desperdício;
refletir sobre produtos enrolados várias vezes com plástico e evita-los;
aprender sobre os efeitos do descarte errôneo de lixo;
estudar os ciclos da natureza e conhecer os efeitos da poluição;
aprender a consertar, ao invés de jogar fora;
doar o que você não precisa mais, para alguém que irá reaproveitar o mesmo;
autoconhecimento…
Como dica, alguns perfis que eu acompanho e que aprendo diariamente: