Leituras do 3° trimestre #Desafio1LivroPorMês

Queridos leitores!

Como é bom aparecer aqui de novo para falar de leitura. Notei que ultimamente esse é um dos assuntos que eu mais gosto de falar, principalmente porque estou vendo que muuuuitas pessoas estão começando a criar esse hábito e as conversas literárias estão tendo um gostinho mais especial ainda.

Minhas escolhas do trimestre estavam bem simples, mas acabei novamente lendo um livro a mais.

Vamos lá:

Julho – Memórias Póstumas de Brás Cubas

Minha iniciação na literatura brasileira começou (ou deveria ter começado) no Ensino Médio. Lembro da lista de leituras obrigatórias e no sono que dava tentar ler… ficava muito confusa com a escrita rebuscada, palavras que caíram em desuso e histórias que não fazem mais tanto sentido nos dias de hoje. Entre Machado de Assis e Stephenie Meyer, quem será que eu escolhia? (risos)

Com a adolescência veio o blog e com ele várias resenhas ótimas desses livros que eu tinha tantas ressalvas. Resolvi tentar… ainda não sentia que tinha maturidade o suficiente.

Agora, com 24 anos, senti que era o momento… foi engraçado ver que eu errei totalmente no meu julgamento pela literatura brasileira. Li esse clássico e tirando uma palavra e outra, não vi nada de muito complicado.

Brás Cubas era um sujeito muito complexo e o que me intriga mais é que não tem como odiá-lo (mesmo ele sendo muito preconceituoso com certas pessoas do livro). Dá para entender o contexto que ele vivia e como era o Rio de Janeiro para quem, como ele, tinha certos privilégios.

E o que mais gostei? Foi o fato de ser um livro que começa com a morte, e depois a vida do tal homem. Adorei dessa dinâmica…

Leitura bônus de Julho:

Brida

Eu sempre gostei e admirei o Paulo Coelho. Na verdade, nunca consegui entender o que muitas pessoas tem contra ele e seus escritos… sempre tive muitos insights e reflexões profundas com os livros lidos.

Esse, em especial, me chamou. Comprei ele num sebo por R$3,00 e no dia 26/07, quando estava escolhendo a leitura de agosto, senti que tinha que ler ele logo.

Achei ele tão bom, que li ele de uma vez só… e amei. Brida é um livro que fala muito sobre transformações, poder das mulheres e AMOR. Ler sobre amor agora era o que eu mais precisava.

Agosto – Layers

Esse livro peguei emprestado da minha “prima” alemã, sobrinha do meu padrasto. Estava na minha estante fazia pelo menos 1 ano e eu não começava, pois sempre achava que tinha algo mais fácil para ler. Como eu me arrependi… isso vocês não tem noção.

Escrito por Ursula Poznanski, esse suspense me fez sair da minha zona de conforto. Não costumo ler suspenses e esse me deixou confusa, assustada, “noiada” e refletindo demais sobre como pessoas manipulam umas as outras.

A história envolve um garoto morador de rua, que depois de se envolver em uma briga, acaba no meio de uma cena de assassinato. O pior: ele estava sujo de sangue e não sabia se ele mesmo que tinha feito aquilo. Nisso aparece uma van e leva ele para um lugar onde ele tinha cama, roupas, comida, educação, mas que em troca ele deveria fazer certas entregas. A situação começa a ficar difícil quando ele percebe o que estava dentro das caixinhas que assustavam tantos homens poderosos.

Eu adorei! Tenho que me lembrar de ler mais livros desse gênero.

Setembro – O vendedor de Sonhos (2)

Faz muito tempo que li o primeiro livro dessa sequencia do Augusto Cury, mas esse livro me deu vários insights também. Demorei um tempo para me situar na história, mas no momento que consegui entrar no contexto, a leitura fluiu muito bem.

Assim como o outro livro, este também fala muito da complexidade do ser, pelo turbilhão de sentimentos que temos que lidar e as mazelas que por muitas vezes temos que nos confrontar. O mestre mostra vários pontos de reflexão que ficam ecoando na cabeça.

Esse post está vindo bem atrasado em função de trabalhos e mais trabalhos da faculdade. Como me propus a fazer essa série de posts, acredito que atrasado também vale…

Você já leu algum destes livros? Me conte aqui nos comentários!

Abraços.

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s