Bolachas tradicionais de Natal

Olá, pessoal!

Enquanto morava na Alemanha, uma das tradições que eu e minha família tínhamos, era assar biscoitinhos de Natal. Nos reuníamos em uma tarde de sábado e assávamos pelo menos 9 tipos de biscoitinhos diferentes.

Eram momentos lindos em família, onde criávamos vínculos e entrávamos no clima natalino. Falei sobre isso nesse post e nesse.

Aqui no Brasil, fiquei sabendo que minha avó fazia isso com seus filhos e o que era feito, virava o presente de Natal.

Comparando essas duas tradições, vejo que elas tem muito em comum 🙂

Foi pensando nisso que resolvi conversar com minha avó de 88 anos e ver se ela me ensinaria a sua antiga receita. Combinei também de unir a receita com a prática de minha tia e deu super certo. Fizemos várias fornadas deliciosas..

A receita é:

6ovos médios
1 xícaraóleo
2 colheresnata
1+1/2 xícaraleite
3 xícarasaçúcar
80 gramassal amoníaco
1 pacote (10g)açúcar de baunilha
farinha
Juntar todos os ingredientes (menos a farinha) e misturar bem. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, ir colocando pouco a pouco a farinha, até dar o ponto. Cuidar para a massa não ficar dura demais, pois senão ela fica difícil de abrir para moldar. Enfarinhar uma superfície lisa, abrir a massa e usar sua criatividade com as forminhas escolhidas. Preaquecer o forno, em temperatura de no máximo 300ºC com o modo “dourador” ligado. Colocar a massa já no formato desejado em uma forma e colocar no forno, na grade do meio. Ir monitorando, pois o tempo de assar depende de cada forno. Fica cerca de 5-10 minutos.

Para ensinar a fazer o glacê, deixo aqui o vídeo da Marcela Maia, que usa a mesma receita que nós também fazemos. É bem fácil e é um sucesso!

Uma dica legal para quem não gosta daquele gosto típico de ovo: colocar um pacotinho de açúcar de baunilha. Esse açúcar ajuda a mascarar o gosto de ovo e dá um toque muito especial.

É importante salientar que para esse merengue secar, é imprescindível que se faça as bolachas num dia seco, não chuvoso. A umidade não deixa o merengue secar e isso faz com que as bolachas estraguem com muita facilidade.

O enfeite fica por conta de vocês. As bolachas das fotos que eu espalhei por esse post, foi minha vó que decorou. Ela usou confeitos coloridos de açúcar, que era o que tínhamos em casa.

O resultado ficou bem parecido com as bolachas que minha avó fazia antigamente. Escrevo isso com essa convicção, pois foi ela mesma que me disse isso 😀

Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais uma receitinha doce aqui no blog. Essa de hoje leva muuuuito açúcar, mas no Natal pode, né?!

Abraço!

PS: Onde você mora, é bolacha ou biscoito?

Mostre-me o que pensas:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s